GESTANTE

GESTANTE.jpg

GESTANTE

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a mãe.

   O Pilates durante a gravidez, pode ser um grande aliado nessa fase, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando benefícios como melhora da postura, controle de peso, trabalho com o assoalho pélvico, preparando o corpo para o parto e pós parto, 

   Quanto aos períodos da gestação, é importante ficar atento as mudanças que ocorrem no corpo da mulher.

  • Primeiro trimestre:  algumas alterações já aparecem como o aumento do tamanho e da sensibilidade dos seios, enjôos. Gestante que nunca praticaram atividade física, é comum os médicos recomendarem a esperar o final do primeiro trimestre. 

  • Segundo trimestre: o centro de gravidade começa a se deslocar para frente com o aumento da barriga, e consequentemente a lordose aumenta e pode vir a ocasionar dores nas costas.

  • Terceiro trimestre: as alterações se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar na posição supina pela compressão da veia cava, tendo que elevar o encosto ou optar por exercícios em decúbito lateral   , pela localização do bebê perto das costelas. A mulher começa a ficar mais cansada e o centro de gravidade desloca ainda mais para frente, além disso os ligamentos da pelve ficam distendidos se preparando para o parto.