Buscar
  • mukaigisele

Dores nas Costas. Você já sentiu um dia?

Atualizado: Mai 16

Estamos a mais de um ano trabalhando em Home Office, muitas vezes sem a ergonomia adequada de trabalho. O que fazer?




Dores nas costas. Você conhece alguém que já se queixou disso em algum momento da vida. Para nós, que trabalhamos com o corpo em Estúdios de Pilates, é uma das reclamações mais frequentes. O problema é que dor nas costas, colocado dessa forma, parece algo bastante genérico. Mas acredite: Não é.


Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 27 milhões de adultos brasileiros em algum momento sofrem com dores nas costas. Esse número representa mais de 10% da população do país como um todo. É claro que, enquanto um sintoma, simplesmente dizer “dor nas costas” não ajuda muito no diagnóstico. No entanto, é um fato médico conhecido que, infelizmente, dores nas costas quase sempre remetem às mesmas causas conhecidas.


Mas afinal, quais são essas causas e porque tanta gente sofre com esse mal? A resposta para uma pergunta um tanto genérica acaba também sendo um tanto genérica: A rotina do mundo moderno. Pode parecer brincadeira, mas trata-se de algo bem sério.


Não é preciso explorar muito a fundo. Pergunte a si mesmo: Quanto tempo do seu dia você passa sentado em frente a um computador ou uma televisão? Muita gente acaba chocada quando pensa no assunto, porque não é algo que percebemos o tempo todo. A maneira como passamos a organizar nossa rotina de trabalho e de lazer acaba sendo uma das maiores responsáveis pela disseminação dessas dores na região da coluna pois, durante o dia, acabamos submetendo nossas costas a uma carga contínua que não possui estrutura para sustenta-las.


Adiciona-se a esse caldeirão alguns outros fatores também comuns, e que são conhecidos por médicos por agravar esse tipo de dor. Esses fatores? Mais maus hábitos. O sedentarismo, causa principal dessas dores, normalmente é o primeiro passo em direção à obesidade, o que impõe ainda mais carga sobre a região das costas.


Não satisfeitas, muitas pessoas nessa situação ainda fumam, e o tabaco é uma causa comum de desgaste precoce dos discos intervertebrais, piorando ainda mais a situação. Alguns fatores psicológicos, como ansiedade e depressão, podem estar associados às dores nas costas, assim como também ao tabagismo. Ou seja, uma terrível combinação que forma um ciclo vicioso.


Felizmente, existem alternativas simples, que podem tanto prevenir quanto solucionar muitos casos de dores nas costas. No geral, eles envolvem atividades físicas especificamente voltadas e planejadas ao fortalecimento da musculatura e correção de postura, para evitar também problemas de reincidência. Entre métodos comuns para isso inclui-se, claro, o Pilates.


Um dos fundamentos do Pilates é o trabalho postural. Inclusive por isso sua metodologia é tão recomendada para esse tipo de problema: Utilizando o princípio da contrologia, a técnica proposta por Joseph Pilates de controle consciente da musculatura do corpo, a pessoa pode reforçar os músculos ao redor da coluna sem a necessidade de exercer ainda mais carga. Isso diminui as chances de lesões e oferece um desenvolvimento mais orgânico, progressivo.


Isso é muito importante pois – outro sintoma da modernidade – as pessoas têm um senso nocivo de urgência, que as leva a consumir remédios demais para aliviar a dor, ou fazer exercícios com carga demais, que acabam prejudicando muito mais do que ajudando. Lembre-se: Seu corpo pode estar há muito tempo parado. Isso significa que também pode levar algum tempo até você se recuperar da maneira realmente segura.


Você também pode fazer a sua parte fora do Estúdio de Pilates. Evite ficar muito tempo sentado na mesma posição. Faça pequenos intervalos durante o dia e se movimente um pouco. Procure praticar bons hábitos, evitando o cigarro e buscando uma alimentação diária mais balanceada, com menos gordura e sódio e mais nutrientes. E colabora para o processo contar com ajuda psicológica profissional, para administrar problemas como a ansiedade e depressão.


Quer saber mais sobre como prevenir e amenizar dores nas costas? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como preservar a saúde da sua coluna utilizando o Pilates!

#pilates #doresnascostas #colunavertebral #doresnacoluna #postura #pilatessaopaulo #morumbi #bomretro #teodorosampaio #instapilates

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo